Posts

7 Dicas para Você se Preparar Corretamente para Concurso Público

Depois de algumas recomendações, resolvi reunir algumas dicas práticas para auxiliar o seu caminho até a sua vaga. Essas dicas são algumas das que eu segui para chegar até onde eu cheguei e são sempre citadas pelos líderes de aprovações em concursos públicos.

Eu comparo o estudar para um concurso público a um empreendimento seu. Um negócio próprio que se você não cuidar, monitorar e trabalhar, ninguém irá fazer por você e ele não irá a lugar algum. Logo, da mesma maneira que administrar e começar um negócio, estudar para passar necessitará de planejamento, estratégia, foco, perseverança, determinação e muita disciplina.

Chega de papo, aqui estão as 7 dicas para aproximar você da sua vaga em um concurso público:

 

1) DEFINA SEU OBJETIVO

dicas para passar

Já dizia William Shakespeare: “Todos os caminhos estão errados quando você não sabe aonde quer chegar”.

Escolha muito bem qual ou quais os concursos que você quer prestar e seja coerente nessa escolha. Não adianta você optar por Auditor Fiscal da Receita e ao mesmo tempo Engenheiro da ANAC, você irá desperdiçar tempo, foco e força de vontade. Os caminhos são bem diferentes entre uma e outra carreira.

 

2) ESCOLHA UM MÉTODO E SIGA ESTE MÉTODO!

Você irá encontrar diversos especialistas afirmando que o melhor é estudar direto 2 horas, outros afirmar que você não se concentrará por mais de 50 minutos sem uma pausa. Alguns preferem estudar com músicas clássicas outros, silencio absoluto.

Fato concreto é que é melhor 1 hora de estudos muito bem aproveitadas do que 6 horas totalmente desfocado.

Encontre o método que seja mais produtivo para você e siga as orientações desse método. Se você errou a escolha do método, perceba isso rápido e tente outra alternativa.

Eu particularmente gosto muito do método da Fórmula da Aprovação ou do Guia Prático para Passar em Concurso em 1 Ano. Aqui no site já falamos sobre eles!

 

3) PREPARE-SE PARA UMA MAROTONA!

Faça simulados, revisões, busque todas informações possíveis sobre o cargo desejado, veja editais anteriores, conheça sua concorrência, analise minunciosamente o edital, tenha organização e cuide de sua saúde – alimentação, hidratação, exercícios físicos, lazer, boas noites de sono, tudo isso é fundamental para a sua conquista. Em fim… PREPARE-SE!

Você não vai para uma corrida de 100m mas sim para uma maratona de 40km. Então, não se concentre no resultado final, ele virá como simples consequência dos seus atos, foque no processo e você atingirá o seu objetivo!

 

4) APOSTE EM MATERIAIS DE QUALIDADE!

Concurso Público

Livros, apostilas, resumos, cursinhos online, cursos presenciais… todos eles são recomendados e devem ser utilizados. Afinal, o material usado no seu preparo é responsável por quase 40% da sua aprovação, ou seja, uma parcela fundamental. Por isso invista em materiais bons. Você será recompensado. Não é porque você não tem recursos financeiros que você não deve se preocupar com isso. Tem muita coisa boa e acessível.

Eu recomendo você dar uma olhada no material do Estratégia Concursos. Eles possuem bastante coisa que poderá ajudar a sua preparação. Você pode conhece-los clicando aqui!

 

5) ESTUDE!

Depois de decido o seu método, o seu planejamento, ter o material adequado e estar física e psicologicamente preparado, é hora de estudar de verdade. E aqui, vão 10 toques que poderão te guiar:

  1. Comece pelas matérias básicas;
  2. Você vai se deparar com matérias que nunca viu na vida, não tenha medo;
  3. Não estude somente após sair o edital. Comece antes e faça os ajustes necessários depois da divulgação;
  4. Faça com que seus estudos sejam dinâmicos;
  5. Alterne os tipos de matérias. Exatas e humanas usam diferentes áreas do cérebro;
  6. Leia a teoria, faça fichas de resumo, faça exercícios com consulta e depois faça mini simulados daquela matéria;
  7. Estabeleça metas mensais, semanais e diárias e, “puna-se” caso não as cumpra ou premie-se após cumpri-las. (CUIDADO para não colocar metas inatingíveis e ficar se punindo por nada, seja realista);
  8. Matérias básicas devem estar sempre no plano de estudos, matérias que caem na maioria dos editais que você quer, também ficam! As específicas e “filhas únicas” devem ser colocadas no planejamento somente quando sair o edital;
  9. Faça revisões e manutenções regulares das matérias que você já estudou para ter certeza de que não se esqueceu;
  10. Analise onde você rendeu mais, o que foi produtivo para você, o que foi perda de tempo, quais matérias você teve mais facilidade e quais foram mais difíceis. Depois, faça os ajustes necessários no seu plano de estudos. Esses ajustes são necessários e fundamentais para o bom andamento da sua preparação.

 

6) CUIDE DO SEU JARDIM DIARIAMENTE!

Estudar requer persistência, disciplina e muita dedicação. Você terá que se dedicar diariamente, fazer sacrifícios que serão desgastantes e abdicar de muitas horas de lazer para atingir o seu sonho.

Você terá que diariamente levantar, encher o baldinho da força de vontade e correr atrás!

Não estou falando para você estudar todos os dias, você pode ter seus momentos de folga, mas tenha certeza que você foi merecedor deles, para que o peso na consciência não estrague seu momento de lazer e muito menos que ele seja motivo de destruir sua ambição de um cargo público.

Quando você passar, terá muito tempo para fazer tudo que sempre sonhou em fazer.

Se você quer algo diferente, tem que fazer algo diferente.

 

7) ACREDITE EM VOCÊ!

Dicas Para Passar em Concurso Público

Escute a opinião dos outros, aprenda com os outros, mas sempre olhe para você e veja o que funciona para VOCÊ! Grandes conquistas aconteceram ou fizeram sucesso indo na contramão das tendências e encontrando soluções inovadoras.

Se você não acreditar em você, quem irá? Se você não correr atrás de seu sonho, quem irá? Você é o único responsável pelas suas conquistas e fracassos. Corra atrás!

“Todos os nossos sonhos podem se tornar realidade se tivermos a coragem de correr atrás deles”. Walt Disney

Triplique as suas chances de ser aprovado no concurso dos seus sonhos. Conheça o método revolucionário para otimizar seus estudos e turbinar sua aprovação. Conheça A Fórmula da Aprovação!